Segundo Gill (1979), a Psicologia do Esporte é o estudo científico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos e de exercício e as aplicações práticas de tal conhecimento.
A psicologia do esporte é uma área da psicologia que visa promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo. A primeira etapa para promover a saúde é ajudar o atleta a saber por que escolheu determinado esporte e quais são os seus objetivos em relação a ele. Quando o atleta conhece o que o mantém treinando, quais os esforços obtidos ao realizar aquele esporte, tem mais condições de prever e controlar seu comportamento. Muitas vezes o que mantém o atleta treinando, são esforços naturais, conseqüências do desempenho da modalidade esportiva. Mas outros reforços também podem estar em curso, o que pode fazer com que o treino gere sofrimento.
É imprescindível que o atleta aprenda a identificar as condições que estão mantendo o seu comportamento, assim ele poderá ter mais convicção e compromisso com o esporte. É o compromisso que permitirá o trabalho com as técnicas para a melhora do rendimento.
Em relação a melhora do desempenho, os aspectos trabalhados são ; planejamento, propriocepção e concentração.
No planejamento, os objetivos são definidos através de uma análise das condições ambientais, de forma que as tarefas propostas sejam reforçadoras.
Em relação a propriocepção o objetivo é ensinar o atleta a discriminar o que está acontecendo neste sistema que transmite a estimulação dos músculos, articulações e tendões do esqueleto e de outros órgãos envolvidos na execução do movimento. Aprender a discriminar o que está acontecendo neste sistema, isto é aumentado-se a propriocepção, tem se melhores condições de organizar os esforços necessários para a atuação esportiva.
O trabalho de concentração visa ensinar o atleta a focalizar a atenção naquilo que é relevante . Para isso o atleta tem que saber o que é relevante no seu esporte e o que é relevante para ele no momento da competição.
Neste contexto o psicólogo do esporte vai ensinar o atleta a se comportar de maneira mais eficaz sob determinadas condições. Vai ensiná-lo como, aonde, com que intensidade, por quanto tempo se concentrar.
Trabalhar a concentração é fundamental, já que ela varia de esporte para esporte e, também num mesmo esporte podendo ser distributiva e ou concentrativa.
Em esportes coletivos trabalha-se também a comunicação visando a coesão do grupo , as relação interpessoais e a liderança. Otimizando os processos de interação, a organização do grupo e a condução do grupo para os objetivos planejados.
Um dos suportes principais também é o emocional, proporcionando condições para lidar com as cobranças, expectativas, competitividade, derrotas e vitórias e as conseqüências socioeconômicas que isso pode trazer para a vida do atleta e do treinador.
Infelizmente muito do que se tem visto no trabalho dos psicólogos do esporte são os chamados "pronto socorro psicológicos" (trabalhos psicológicos feitos em caracter emergencial, de curta duração nos clubes) e que acaba sendo um erro de percurso.
Alguns obstáculos ainda devem ser vencidos para ser ter esse tipo de trabalho, sendo que o principal deles é a falta de conhecimento e a postura conservadora dos dirigentes e treinadores, que devem ser desafiadas. Só assim os atletas poderão receber a totalidade dos benefícios que lhe são devidos.
Estas são as áreas que a Psicologia do Esporte é dividida: auto-rendimento (busca a otimização da performance e o trabalho com as questões psicológicas que interferem no rendimento do atleta e/ou grupo esportivo); escolar (praticado nas escolas); prática de tempo livre (praticantes não profissionais que buscam a satisfação pessoal e a superação de limites e desafios); a reabilitação (prevenção e intervenção em pessoas portadoras de algum tipo de lesão decorrente da prática esportiva, ou pessoas que necessitam praticar esporte devido a problemas coronarianos, hipertensão, AVC, obesidade ou portadores de necessidades especiais) e o trabalho nos projetos sociais (uso do esporte como meio de socialização e educação de crianças e jovens).
Fonte: http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0086 e http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=19022&action=reportagem
A psicologia do esporte é uma área da psicologia que visa promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo. A primeira etapa para promover a saúde é ajudar o atleta a saber por que escolheu determinado esporte e quais são os seus objetivos em relação a ele. Quando o atleta conhece o que o mantém treinando, quais os esforços obtidos ao realizar aquele esporte, tem mais condições de prever e controlar seu comportamento. Muitas vezes o que mantém o atleta treinando, são esforços naturais, conseqüências do desempenho da modalidade esportiva. Mas outros reforços também podem estar em curso, o que pode fazer com que o treino gere sofrimento.
É imprescindível que o atleta aprenda a identificar as condições que estão mantendo o seu comportamento, assim ele poderá ter mais convicção e compromisso com o esporte. É o compromisso que permitirá o trabalho com as técnicas para a melhora do rendimento.
Em relação a melhora do desempenho, os aspectos trabalhados são ; planejamento, propriocepção e concentração.
No planejamento, os objetivos são definidos através de uma análise das condições ambientais, de forma que as tarefas propostas sejam reforçadoras.
Em relação a propriocepção o objetivo é ensinar o atleta a discriminar o que está acontecendo neste sistema que transmite a estimulação dos músculos, articulações e tendões do esqueleto e de outros órgãos envolvidos na execução do movimento. Aprender a discriminar o que está acontecendo neste sistema, isto é aumentado-se a propriocepção, tem se melhores condições de organizar os esforços necessários para a atuação esportiva.
O trabalho de concentração visa ensinar o atleta a focalizar a atenção naquilo que é relevante . Para isso o atleta tem que saber o que é relevante no seu esporte e o que é relevante para ele no momento da competição.
Neste contexto o psicólogo do esporte vai ensinar o atleta a se comportar de maneira mais eficaz sob determinadas condições. Vai ensiná-lo como, aonde, com que intensidade, por quanto tempo se concentrar.
Trabalhar a concentração é fundamental, já que ela varia de esporte para esporte e, também num mesmo esporte podendo ser distributiva e ou concentrativa.
Em esportes coletivos trabalha-se também a comunicação visando a coesão do grupo , as relação interpessoais e a liderança. Otimizando os processos de interação, a organização do grupo e a condução do grupo para os objetivos planejados.
Um dos suportes principais também é o emocional, proporcionando condições para lidar com as cobranças, expectativas, competitividade, derrotas e vitórias e as conseqüências socioeconômicas que isso pode trazer para a vida do atleta e do treinador.
Infelizmente muito do que se tem visto no trabalho dos psicólogos do esporte são os chamados "pronto socorro psicológicos" (trabalhos psicológicos feitos em caracter emergencial, de curta duração nos clubes) e que acaba sendo um erro de percurso.
Alguns obstáculos ainda devem ser vencidos para ser ter esse tipo de trabalho, sendo que o principal deles é a falta de conhecimento e a postura conservadora dos dirigentes e treinadores, que devem ser desafiadas. Só assim os atletas poderão receber a totalidade dos benefícios que lhe são devidos.
Estas são as áreas que a Psicologia do Esporte é dividida: auto-rendimento (busca a otimização da performance e o trabalho com as questões psicológicas que interferem no rendimento do atleta e/ou grupo esportivo); escolar (praticado nas escolas); prática de tempo livre (praticantes não profissionais que buscam a satisfação pessoal e a superação de limites e desafios); a reabilitação (prevenção e intervenção em pessoas portadoras de algum tipo de lesão decorrente da prática esportiva, ou pessoas que necessitam praticar esporte devido a problemas coronarianos, hipertensão, AVC, obesidade ou portadores de necessidades especiais) e o trabalho nos projetos sociais (uso do esporte como meio de socialização e educação de crianças e jovens).
Fonte: http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0086 e http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=19022&action=reportagem
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