quarta-feira, 20 de maio de 2009

Avaliação Física

O que é uma avaliação física?

As avaliações físicas são testes (antropométricos e ergométricos) que identificara o estado atual de condicionamento físico tanto muscular ,como cardiorespiratorio e analisar o percentual de gordura.

Um bom teste deve começar com uma boa anmenese ,que é um questionário para rastrear seus hábitos alimentares,doenças hereditárias,patologias, cirurgias e atividades físicas.

Para analisar a composição corporal,(percentual de gordura) existe os métodos diretos ,indireto e duplamente indireto.
Método direto
Este é o mais preciso ,porém só é possível na dissecação de cadáveres.

Método indireto
Não há manipulação dos componentes separadamente. Este método visa a contagem de potássio radioativo (k40 e k42) diluição de oxido de deutério, excreção de creatina urinaria,etc....pelo meio químico.

Método duplamente indireto
Este é o mais acessível para a população em geral e é realizado através da bioimpedância e por dobras cutâneas,assim como por pesagem hidrostática.

Bioimpedância
Este método permite uma avaliação rápida do percentual de gordura através da passagem de corrente elétrica ,verificando o nível de água existente no organismo e quantificando o percentual de gordura.

Dobras cutâneas
É analisado por medidas verificadas por um compasso obtendo dados para aplicar em alguma formulas já estabelecidas ,consideradas como padrão através vários estudos ,pelo fato de sabermos que as grandes quantidades de gordura encontram-se em depósitos adiposos debaixo da pele.

Teste neuromuscular
Verifica a resistência de grandes grupos musculares durante 1 min de exercícios repetidos em máxima velocidade.

Dinamometria
Permite a mensuração da força através de um equipamento.

Avaliação postural
Verifica anomalias no esqueleto, deve ser realizado por um ortopedista.

Teste de flexibilidade
Verifica a capacidade do músculo de se estender ao Maximo através de equipamento elaborado chamado de Banco Wells

Peso e Altura:Apenas para adquirir dados para conferência.

Ergoespirometria
Este teste nos dá parâmetros para analisar o vo2 Max(capacidade máxima de absorção de oxigênio) e definir o limiar anaeróbio( ponto onde a capacidade de remover o acido lático é menor que a produção do mesmo e definir a predominância da utilização de gordura e carboidratos como fonte de energia). Com estes dois dados podemos definir e quantificar um treinamento específico para cada indivíduo.

Teste de eletrocardiografia
Executado por um cardiologista, permite conhecer o estado atual do coração e seus limites.

Para que serve?

A avaliação física é um processo pelo qual, utilizando-se medidas, pode-se, subjetiva e objetivamente, exprimir e comparar critérios. É uma forma utilizada para traçar o perfil físico do aluno a fim de preparar o programa adequado às suas condições e limitações, além de identificar contra-indicações, podendo-se evitar com isso possíveis incidentes. Ela serve ainda para avaliar o nível de condicionamento físico atual do aluno, determinar objetivos para o indivíduo avaliado, coletar dados para a elaboração do programa, identificar possíveis limitações, entre outros. A avaliação julga o quanto foi eficiente o sistema de trabalho usado com um indivíduo.Serve como fator de motivação para o testado que irá realizar o programa de treinamento.

Dado a importância da avaliação do indivíduo antes de iniciar-se o trabalho de treinamento, a elaboração e execução da bateria de testes deve ser muito cuidadosa. A avaliação deve ser feita em cada qualidade física que será posteriormente desenvolvida no programa de treinamento.

A avaliação física é composta pelos seguintes parâmetros :

  • Peso;
  • Altura;

  • Anamnese ( questionário sobre hábitos cotidianos );

  • Teste de flexibilidade : tronco, ombro, membros inferiores;
  • Medidas antropométricas : medidas circunferências

  • Medida da Pressão Arterial e Batimentos Cardíacos ( FCR ) em repouso;

  • Mensuração do VO2máx : capacidade de captar, transportar e metabolizar o oxigênio;

  • Índice de Massa Corporal : relação do peso com a altura que verifica se o avaliado excede ao da média da população;

  • Medida do Percentual de gordura; ( peso magro, peso ideal )

  • Teste de Resistência Abdominal e dos braços;

  • Teste de Carga máxima e/ou de Repetição Máxima

Na próxima atualização falaremos sobre cada parâmetros de uma avaliação física.

Fonte: http://www.fisioculturismo.hpg.com.br/03.htm e http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/010108_fit_avaliacao_fisica.htm

Psicologia Esportiva


Segundo Gill (1979), a Psicologia do Esporte é o estudo científico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos e de exercício e as aplicações práticas de tal conhecimento.

A psicologia do esporte é uma área da psicologia que visa promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo. A primeira etapa para promover a saúde é ajudar o atleta a saber por que escolheu determinado esporte e quais são os seus objetivos em relação a ele. Quando o atleta conhece o que o mantém treinando, quais os esforços obtidos ao realizar aquele esporte, tem mais condições de prever e controlar seu comportamento. Muitas vezes o que mantém o atleta treinando, são esforços naturais, conseqüências do desempenho da modalidade esportiva. Mas outros reforços também podem estar em curso, o que pode fazer com que o treino gere sofrimento.

É imprescindível que o atleta aprenda a identificar as condições que estão mantendo o seu comportamento, assim ele poderá ter mais convicção e compromisso com o esporte. É o compromisso que permitirá o trabalho com as técnicas para a melhora do rendimento.

Em relação a melhora do desempenho, os aspectos trabalhados são ; planejamento, propriocepção e concentração.

No planejamento, os objetivos são definidos através de uma análise das condições ambientais, de forma que as tarefas propostas sejam reforçadoras.

Em relação a propriocepção o objetivo é ensinar o atleta a discriminar o que está acontecendo neste sistema que transmite a estimulação dos músculos, articulações e tendões do esqueleto e de outros órgãos envolvidos na execução do movimento. Aprender a discriminar o que está acontecendo neste sistema, isto é aumentado-se a propriocepção, tem se melhores condições de organizar os esforços necessários para a atuação esportiva.

O trabalho de concentração visa ensinar o atleta a focalizar a atenção naquilo que é relevante . Para isso o atleta tem que saber o que é relevante no seu esporte e o que é relevante para ele no momento da competição.

Neste contexto o psicólogo do esporte vai ensinar o atleta a se comportar de maneira mais eficaz sob determinadas condições. Vai ensiná-lo como, aonde, com que intensidade, por quanto tempo se concentrar.
Trabalhar a concentração é fundamental, já que ela varia de esporte para esporte e, também num mesmo esporte podendo ser distributiva e ou concentrativa.

Em esportes coletivos trabalha-se também a comunicação visando a coesão do grupo , as relação interpessoais e a liderança. Otimizando os processos de interação, a organização do grupo e a condução do grupo para os objetivos planejados.

Um dos suportes principais também é o emocional, proporcionando condições para lidar com as cobranças, expectativas, competitividade, derrotas e vitórias e as conseqüências socioeconômicas que isso pode trazer para a vida do atleta e do treinador.

Infelizmente muito do que se tem visto no trabalho dos psicólogos do esporte são os chamados "pronto socorro psicológicos" (trabalhos psicológicos feitos em caracter emergencial, de curta duração nos clubes) e que acaba sendo um erro de percurso.
Alguns obstáculos ainda devem ser vencidos para ser ter esse tipo de trabalho, sendo que o principal deles é a falta de conhecimento e a postura conservadora dos dirigentes e treinadores, que devem ser desafiadas. Só assim os atletas poderão receber a totalidade dos benefícios que lhe são devidos.

Estas são as áreas que a Psicologia do Esporte é dividida: auto-rendimento (busca a otimização da performance e o trabalho com as questões psicológicas que interferem no rendimento do atleta e/ou grupo esportivo); escolar (praticado nas escolas); prática de tempo livre (praticantes não profissionais que buscam a satisfação pessoal e a superação de limites e desafios); a reabilitação (prevenção e intervenção em pessoas portadoras de algum tipo de lesão decorrente da prática esportiva, ou pessoas que necessitam praticar esporte devido a problemas coronarianos, hipertensão, AVC, obesidade ou portadores de necessidades especiais) e o trabalho nos projetos sociais (uso do esporte como meio de socialização e educação de crianças e jovens).

Fonte: http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0086 e http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=19022&action=reportagem

Pilates



Atualmente muitas pessoas têm curiosidade sobre o que é pilates e de como é praticado e para que serve।

Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Isso stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates através dos seus exercícios, fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos
sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.
Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.


Por que praticar o Pilates?
O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos, é direcionado às necessidades de cada pessoa. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, o Pilates ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal.

Como é o método Pilates?

O método Pilates consiste em mais de 500 exercícios utilizando 9 aparelhos com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo. Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos. Muitos exercícios são baseados no Hatha Yoga, respiração profunda, meditação e exercícios gregos e romanos.

Benefícios:
- Aumenta a resistência física e mental;
- Alongamento e maior controle corporal;
- Correção postural;
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Melhora da coordenação motora;
- Maior mobilidade das articulações;
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
- Fortalecimento dos órgãos internos;
- Aumento da concentração;
- Trabalha a respiração;
- Promove relaxamento.

Qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o Pilates.