domingo, 1 de março de 2009

Antiginástica

A antiginástica não é nenhum movimento contra a ginástica. Trata-se de um método que utiliza exercícios pedagógicos em busca de consciência sobre o corpo e seus movimentos. Com esse conhecimento, o praticante adquire mais equilíbrio e liberdade para se movimentar, além de corrigir hábitos errados e aliviar dores musculares.

A antiginástica foi criada em meados dos anos 70 pela fisioterapeuta francesa Thérèse Bertherat. O nome não é nenhuma crítica à ginástica, mas surgiu em um período de rebeldia, em que tudo representava o "anti".

Quem trouxe o método para o Brasil, há 15 anos, foi a professora de Educação Física Rejane Benaduce, cuja formação foi feita com a própria Thérèse. Ela explica que, durante as aulas, os alunos entram em contato com o próprio corpo e passam a se conhecer mais, identificando, por exemplo, quantos e quais músculos atuam para realizar um determinado movimento.


E segundo Thérèse Bertherat a antiginástica é um poderoso meio para entrar em contato com seu corpo, mas antes de tudo aprendendo a conhecê-lo, esquecendo o que todo mundo diz dele : “muito mole, muito fraco, muito gordo, muito magro...” Esqueça estas palavras, pois todos nós somos bonitos de alguma forma e bem feitos, mas nossa forma perfeita quase sempre é encoberta por todos os tipos de crispações, rigidez, dores, deformações... raramente congênitas.

No entanto, nada é irreversível : em qualquer idade a musculatura é maleável. A antiginástica lhe permite reencontrar a mobilidade e a vitalidade dos músculos que os acontecimentos de sua vida levaram-no a retrair, a encurtar, a atrofiar.

Através de pequenos movimentos extremamente precisos que correspondem à exata fisiologia de seus músculos sem jamais forçá-los em sua amplitude. Através de pequenos movimentos que despertam cada um de seus músculos, do maior ao menor, do mais conhecido ao mais desconhecido, do mais esquecido, ao mais negligenciado, como o do seu quinto dedo do pé... Despertando todas as zonas mortas de sua musculatura, você se livrará de muitas dores e rigidez musculares, principalmente de dores nas costas que o oprimem e bloqueiam seus movimentos.

Você vai parar de se desgastar inutilmente, de envelhecer precocemente pois quando você se mexe, você não vai mais utilizar dez vezes mais energia, como faz agora, mas apenas a energia apropriada a cada gesto. Você manda trabalhar para você, e não contra você, músculos que hoje você sequer pode situar. Desta maneira você revela seu verdadeiro corpo harmonioso, equilibrado e autônomo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário